Cepêra aposta em economia circular transformando suas embalagens em porta-talheres, bolsas e paletes
Ciente da nossa responsabilidade, investimos em ações que visam preservar o meio ambiente. Utilizar, reciclar e transformar!
Empresas que focam na preservação do meio ambiente em processos de fabricação são importantes e ganham cada vez mais espaço na preferência dos consumidores, com isso, quando toda a sua cadeia produtiva, desde a origem até o destino final das embalagens utilizadas é pensada, com estratégias em prol de diminuir os resíduos na natureza, a percepção de valor muda aos olhos de todos: consumidores, indústria, mercado, fornecedores etc.
A Cepêra consolidou uma parceria com a Boomera em 2019, que transforma resíduos em utensílios modernos e duráveis por meio da economia circular entre os quais faz parte a logística reversa, definindo uma série de ações que serão apoiadas pelos embaixadores da marca, clientes, ações de marketing e mídias sociais com o intuito de propagar a importância do engajamento e sensibilização para o tema, utilizando design e transformação para um novo início das embalagens, os produtos circulares.
Como explica a Gerente de Marketing da Cepêra, Ana Carolina Penteado, produtos como porta-talheres, bolsas e paletes plásticos serão produzidos a partir de embalagens plásticas e descartáveis produzidas com material reciclado. “O que vale é o engajamento de todos na cultura do reaproveitamento apoiando novos destinos a resíduos com potencial de reciclabilidade. A reciclagem é feita com embalagens laminadas de todo mercado, não importando de qual marca seja, o que importa é a consciência.”, diz.
Eis o propósito da Cepêra com estas ações: Apreciar os melhores sabores da vida, sempre lembrando de preservar. Uma cozinha do seu jeito, que combine praticidade, um ar de gourmetização e o principal, a circularidade.
No caso dos paletes, produzidos a partir de resíduos provenientes de embalagens plásticas laminadas, cujo modelo é equivalente ao tradicional PBR, a durabilidade é maior, entre 7 a 10 anos (sendo que os de madeira, a durabilidade é de até 2 anos), amplamente aceito em processos de exportação, além de maior segurança e higiene. Dessa forma também é possível incluir as embalagens na cadeira de valor, evitando que sejam destinadas a aterros.
Há ainda, todo um ecossistema que se beneficia desse processo de logística reversa desenvolvido pela Cepêra em parceria com a Boomera. “Maior geração de renda para os catadores de materiais recicláveis, redução na emissão de CO2, um dos gases de efeito estufa e milhares de embalagens laminadas desviadas de aterros sanitários e recicladas”, lembra a gerente.
Sobre a Cepêra: Tradicional e moderna, a Cepêra está presente no mercado desde 1947 com sua linha de condimentos, conservas, molhos e pimentas, com o propósito de prover sabores e experiências àqueles que amam cozinhar, sejam profissionais ou amadores. Uma empresa que pensa no paladar dos brasileiros e que acompanha tendências e traz constantemente novidades aos seus consumidores que buscam experimentações e memórias afetivas de forma simples, democrática e autêntica. Além de estar presente em restaurantes, lanchonetes e casas do território nacional, a Cepêra exporta seus produtos para países da América Latina, Europa e Estados Unidos. www.cepera.com.br. E agora os produtos também podem ser adquiridos pelo e-commerce: https://www.ceperaonline.com.br/.
Sobre a Boomera: A Boomera® foi criada para valorizar e dar nova vida a resíduos que acabariam em aterros sanitários, especialmente materiais considerados difíceis de reciclar. Com a metodologia proprietária CircularPack®, trabalha a economia circular de ponta-a-ponta, fazendo ciência com muita consciência em seu laboratório de materiais, passando por logística reversa em parceria com mais de 8.000 cooperados e transformando resíduos em produtos circulares com causa através de muita pesquisa, desenvolvimento e inovação. Fundada em 2011, Boomera® foi uma das primeiras empresas de Economia Circular certificadas como Empresa B, membro da Fundação Ellen MacArthur e premiada como Empreendedor Social do Ano, pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab em 2019 e em 2020 com o reconhecimento do Fórum Econômico Mundial.