News

Cepêra firma parceria com a Eureciclo e já recicla 22% de suas embalagens em âmbito nacional

14.04.2018 MídiaSustentabilidade

Compartilhe

Empresa dá continuidade à Campanha #CêpiraEco com extensão das ações direcionadas à sustentabilidade, logística reversa e circularidade de seus produtos pós-consumo

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Brasil, 50% do lixo é coletado, mas apenas 3% do resíduo reciclável é reciclado.

Com base nesses índices e ciente de sua responsabilidade socioambiental, a Cepêra junto com a eureciclo – empresa que tem como missão elevar as taxas de reciclagem e criar valor para todos os agentes dessa cadeia, se uniram para reduzirem os impactos no meio ambiente pós-consumo.

Atualmente, muitas embalagens com potencial de reciclagem acabam sendo destinadas para aterros e lixões irregulares. Com a proposta de reduzir a quantidade de resíduos sólidos descartados em destinos impróprios, foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2010, que traz o conceito de responsabilidade compartilhada e a necessidade de um sistema de logística reversa para aumentar o retorno dos resíduos ao ciclo produtivo, com meta progressiva estabelecida em acordo setorial, atualmente definida em 22%.

Para isso, a eureciclo utiliza a tecnologia de compensação ambiental, amplamente aplicado na Europa e criou um mecanismo de oferta e demanda de certificados de reciclagem rastreáveis, que resultam em um fluxo de contínuos investimentos para o desenvolvimento do setor. A marca é a maior certificadora de logística reversa do país, e, por meio do selo eureciclo, gera reconhecimento e valorização do público, que está cada vez mais preocupado com os impactos ambientais do seu consumo.

Hoje a Cepêra já recicla 22% de suas embalagens em âmbito nacional e já possui autorização para utilizar o selo em suas embalagens. Mas esta não é a única ação da empresa em prol de atitudes mais sustentáveis. Em maio último, criou um “Movimento de Conscientização Socioambiental” com a Campanha #CêpiraEco em homenagem ao Dia Internacional da #Biodiversidade (22/05), com ações recorrentes e extensivas ao longo do ano para consolidar a marca como uma empresa que possui consciência da própria responsabilidade ambiental e está focada em iniciar movimentos favoráveis à temática, como logística reversa, cozinha circular, reciclagem, inovação em processos, parcerias com cooperativas, entre outras.

Como explica a Gerente de Marketing da Cepêra, Ana Carolina Penteado, o propósito da Cepêra é estimular a preocupação com a sustentabilidade, proporcionando o destino correto às embalagens pós-consumo e, ainda, estimular a circularidade, dando um novo destino a resíduos que podem ser reciclados. “Há ainda, todo um ecossistema que se beneficia desse processo de logística reversa, que incluem desde a maior geração de renda para os catadores de materiais recicláveis, redução na emissão de gases de efeito estufa e milhares de embalagens não serão mais descartadas no meio ambiente”, lembra a gerente.

De acordo com o Programa AD Circular, da Avery Dennison, apenas no segundo trimestre de 2021 a Cepêra reciclou mais de 6,61 toneladas de materiais autoadesivos. O liner é transformado em polpa de celulose, virando novamente papel, e os resíduos plásticos são transformados em nova matéria-prima, a resina. Em indicadores ambientais, essa cifra corresponde a 165 árvores e 23 mil KWh de energia poupadas.

Vale lembrar que os consumidores estão mais conscientes e atentos às empresas que utilizam práticas sustentáveis, sendo que 35% estão dando mais preferência para produtos com menos embalagens e 32% valorizam marcas sustentáveis, segundo dados da pesquisa Opinion Box, realizada em 2020. “Nossas ações nesse sentido incluem tratamento de efluentes com 90% de remoção, o que possibilita o reuso em limpezas externas e jardinagem”, explica Carolina. “Os resíduos líquidos e gasosos da fábrica recebem tratamento para que retornem ao meio ambiente sem poluir os rios e o ar da cidade”, diz.

A Cepêra direciona suas atividades para que a empresa seja cada vez mais sustentável em seus processos. Entre elas se destaca o Movimento #CepiraEco, que incentiva a Conscientização Socioambiental, com ações para consolidar a marca como uma empresa ambientalmente responsável. “Nosso lema é ir e voltar, sem desperdiçar, o que remete, entre outros, à economia circular, à utilização de caixas de embarque provenientes de fonte renovável, o bagaço de cana-de-açúcar, ao compromisso da Cepêra de utilizar ovos livres de gaiolas em toda a sua produção até 2025, ao tratamento de efluentes e à logística reversa para garantir o descarte correto de embalagens”, pontua Ana Carolina.

Mais informações sobre as ações em prol da Sustentabilidade adotadas pela Cepêra podem ser conferidas pelo link: https://www.cepera.com.br/sustentabilidade/

 

 

 

 

 

18ª SIPAT e Semana da Qualidade movimentam a fábrica da Cepêra

Saiba mais

Diretora Industrial da Cepêra participa do Fispal Women Connected

Saiba mais

Nova fachada de fábrica da Cepêra reflete seu posicionamento com arte inspiradora

Saiba mais

Bob’s e Cepêra ampliam parceria com o lançamento do Molho Bob’s Grill

Saiba mais